CHINA CRESCE 3,7% NO 3º TRIMESTRE E CAMINHA PARA ATINGIR META DO ANO

Publicado em 24 de janeiro de 2017

O PIB chinês cresceu 6,7% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2015 e a segunda maior economia global caminha para atingir a meta estabelecida por Pequim de expansão de ao menos 6,5% neste ano.

Nos dois primeiros trimestres deste ano, a economia do país asiático também cresceu 6,7%, apesar dos temores de que ela desaceleraria mais fortemente depois de turbulências, especialmente no mercado financeiro local, terem abalado a confiança global em relação à política econômica chinesa.

No início do ano, governo estabeleceu uma meta de crescimento para este ano de 6,5% a 7%. Isso sinalizou que Pequim estava disposto a aceitar um ritmo de crescimento ainda mais fraco que o de 2015, quando o PIB avançou 6,9%, o pior resultado em mais de 20 anos -durante esse período, não era raro a economia chinesa superar a barreira de crescimento anual superior a 10%.

No entanto, ainda existe a preocupação de que a economia possa enfraquecer mais, à medida que as autoridades agem para frear o mercado imobiliário, alvo frequente de temor de bolha e um motor tradicional do PIB chinês -analistas estimam que ele possa representar mais da metade do investimento.

Neste mês, mais de 20 governos adotaram medidas para restringir o aumento do preço dos imóveis.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/10/1824112-china-cresce-67-no-3-trimestre-e-caminha-para-atingir-meta-do-ano.shtml